sábado, 17 de outubro de 2009

Breve relato: o Bibliotecário e a fronteira

Confesso que os últimos dias foram agitados, tudo decorrente de, digamos, uma nova experiência fronteiriça. Posso dizer que a dois meses estou vivenciando e dando maior importância à interação entre as diversas culturas, bem como, os benefícios de buscar o diálogo além das fronteiras existentes, e não me limito somente a fronteira geográfica, espacial.
Tive e estou tendo o privilégio, por exemplo, de conversar com uma bibliotecária cubana, Yadira, que vem contribuindo muito para meu crescimento. Destaco aqui meus agradecimentos às suas contribuições. Uma experiência nova para mim, em meus poucos anos de vida.
Ao mesmo tempo, participei essa semana da seleção do Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cuja discussão gira em torno justamente sobre as interações e possibilidades em uma região de fronteira, em seus múltiplos vieses de abordagem.
Eu, enquanto bibliotecário, e agora atuando em uma região fronteiriça, limitrofe Brasil-Bolivia, começo a enxergar as riquezas desse intercâmbio, o que outrora não era possível. Fatores como cultura, idioma, economia, dependendo da situação, podem limitar a troca de informações, mas ao vencer essas barreras, certamente os resultados serão imensamente positivos.
Por isso é necessário que possamos permitir a nós mesmos nos aventurar ao novo, ao desconhecido. Muitas surpresas maravilhosas teremos. Estou tendo as minhas.
Encerro por aqui, mas saliento que haverão muitas outras discussões sobre o profissional da informação na fronteira, principalmente o ano que vem. Aguardem...
A quem viveu ou vive essa experiência, fique à vontade para comentar.

VISUALIZE OU FAÇA COMENTÁRIOS, CLIQUE AQUI

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROLER 2009



Acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de Outubro o 10º Encontro do PROLER, na cidade de Campo Grande, MS. Evento tradicional nas várias regiões do país, Mato Grosso do Sul não poderia ficar de fora. O PROLER no Estado vem a cada ano contribuindo para a educação continuada dos diversos profissionais, promovendo também a interação entre eles.
Sempre com dinamismo, todo ano busca inovar, seja nas palestras e oficinas, seja nas atividades culturais, e até mesmo facilitando o acesso ao local do evento.
Faça já sua inscrição. Para saber mais sobre o evento, clique aqui para ver o folder de divulgação.