domingo, 19 de dezembro de 2010

Concurso IFMS: estatística de inscritos e curiosidades


Dia 19/12 (DOMINGO) foi a data da prova do concurso do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que oferecia vagas pra Bibliotecário (2 vagas para Coxim e 1 vaga para Aquidauana). Analisando a estatística de inscritos para Bibliotecário, divulgada por meio de edital pode-se ver que os inscritos para Bibliotecário priorizaram o local onde oferecia mais vagas. Do total de 51 inscritos, 36 candidatos escolheram a cidade de Coxim, e 15 candidatos escolheram a cidade de Aquidauana.

Conversando com alguns candidatos, os mesmos alegaram que a escolha se deu pela quantidade de vagas oferecidas, e também pela concorrência, tendo em vista que Aquidauana, por ser próxima de Campo Grande, poderia ter muito mais inscritos. O fato foi ao contrário, como pode ser visto.
Um detalhe nesse enredo é a possibilidade de ter mais 1 vaga para Aquidauana, oriundo do concurso anterior, e que imagino não suprir a vaga com o aprovado daquele certame. Com isso, posso me atrever ao dizer que os 15 inscritos em Aquidauana estão concorrendo a 2 vagas, dando uma concorrência de 7,5 por vaga, muito menor que Coxim.

Como digo: Concurso é sempre uma caixinha de surpresas!!! Os concursos do IFMS tem dessas ironias!!!

Ah! Um detalhe neste edital: Colocaram o logotipo oficial da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em um documento do IFMS ( Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). É um mistério que ainda não desvendei. Fiz questão de destacar a "proeza".